- VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, o “Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”, já conta com importantes marcas em evento que acontecerá de 5 a 7 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte.
- Congresso C-Move terá debates extremamente relevantes para o segmento da eletromobilidade
São Paulo, 14 de setembro de 2023 – O VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, conhecido como o “Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”, está prestes a abrir suas portas para uma edição histórica que ocorrerá de 5 a 7 de outubro deste ano no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento será o epicentro de inovação e tendências no mundo dos veículos elétricos, eletromobilidade e cidades inteligentes na América Latina.
Com a presença de grandes marcas já confirmadas, a exposição trará as últimas novidades nos segmentos de veículos elétricos pesados, leves e levíssimos, além de apresentar avanços importantes em baterias, componentes, infraestrutura e serviços. O “Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes é o principal palco para a conexão e oportunidades de negócios de empresas, profissionais e entusiastas da mobilidade elétrica”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e organizador do evento. https://www.velatinoamericano.com.br/
O Salão acontece em meio a um cenário bastante otimista para o setor da mobilidade elétrica. De acordo com o balanço da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado brasileiro de veículos eletrificados bateu um novo recorde mensal de vendas de veículos leves em agosto de 2023, totalizando 9.351 emplacamentos. Isso representa um aumento de 25% em relação ao recorde anterior estabelecido em julho, e um impressionante crescimento de 120% em relação a agosto de 2022.
O mercado brasileiro de veículos eletrificados (HEV/Veículos Elétricos Híbridos + PHEV/Veículos Elétricos Híbridos Plug-in + BEV/Veículos Elétricos 100% a bateria) manteve um ritmo intenso de vendas ao longo do primeiro semestre e se aproxima rapidamente da marca histórica de 10 mil unidades em um único mês. Ainda de acordo com dados da ABVE, no acumulado deste ano, o Brasil emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022) – que já tinha sido recorde. O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023).
Paralelamente ao VE Latino-Americano, será realizado no mesmo local, nos dias 5 e 6 de outubro, o C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos. O congresso reunirá diversas empresas e entidades do setor para discutir as mais recentes tecnologias, soluções e oportunidades relacionadas à eletromobilidade. Além disso, serão abordadas políticas públicas adotadas no Brasil e em todo o mundo para promover a mobilidade elétrica.
Para obter mais informações sobre o Congresso C-MOVE e fazer sua inscrição, visite https://www.sympla.com.br/evento/c-move-2023-presencial-congresso-da-mobilidade-e-veiculos-eletricos/2054596.
Gilberto dos Santos – (11) 98588-7075 – gilberto.santos@expertecia.com.br
Eduardo Pincigher – (11) 99464-9356 – eduardo.pincigher@expertecia.com.br

AGENDA DO CONGRESSO C-MOVE 2023
05 de outubro
Sala 1
09h30 – Abertura do Congresso
09h45 – 10h45 – Apresentação estudo inédito da McKinsey sobre a eletrificação no mercado brasileiro.
11h00 – 11h45 – Plenária 1
Cenário Global da Eletromobilidade – Leis e Regulamentação
12h00 – 13h00
Cerimônia de abertura oficial do Evento
13h00 – 14h00 – Networking lunch
Sala 1
Pilar – Veículos Leves
14h15 – 15h15
Painel 1 – Painel Montadoras
15h30 – 16h15
Painel 2 – Autonomia de veículos elétricos no Brasil.
Pilar – Micromobilidade
14h15 – 15h15
Painel 1 – Soluções para o uso de micromodais – Governo e Iniciativa Privada
15h30 – 16h15
Painel 2 – Nacionalização e produção de micromodais
16h30 – 17h15
Plenária 2 – ESG (Eletrificação e Hidrogênio Verde)
17h30 – 18h15
Plenária 3 – As metrópoles e o desafio da mobilidade sustentável
18h30 – Painel Acadêmico
06 de outubro
09h00 – 10h00
Palestra 2 – Inovação (novos modelos de veículos elétricos)
Sala 1
Pilar – Energia & Insumos
10h15 – 11h00
Painel 1 – Presente, passado e futuro das baterias no Brasil
11h15 – 12h00
Painel 2 – Modelos de negócios e desafios de toda a cadeia (veículos e infraestrutura de abastecimento)
12h00 – 13h00 – Networking Lunch
Pilar – Veículos Pesados
13h15 – 14h15
Painel 1 – A cadeia produtiva e o cronograma de investimentos: a preparação para atender os mercados brasileiros e a América Latina
14h30 – 15h15
Painel 2 – Barreiras e oportunidades na aplicação de caminhões elétricos: Como alcançar a excelência da operação logística
15h30 – 16h30
Autonomia de veículos elétricos no Brasil
Padrões de recarga elétrica: qual é o melhor modelo para o Brasil?
Mitos e verdades sobre a pegada de carbono de veículos elétricos no Brasil
Reciclagem de baterias: as soluções que já existem
Sala 2
Pilar – Cidades Inteligentes
10h15 – 11h00
Painel 1 – O uso de back-end como ferramenta para gestão de estações de recarga.
11h15 – 12h00
Painel 2 – Cibersegurança no ecossistema da eletromobilidade
13h15 – 14h15
Painel 1 – As melhores soluções e desafios na implantação de carregadores de veículos em condomínios residenciais e comerciais
14h30 – 15h15
Painel 2 – Como dimensionar e operar as melhores soluções de recarga para veículos utilitários em frotas elétricas
A partir das 17h
Premiação dos vencedores do Painel Acadêmico