IMPRENSA / NOTíCIAS / PMES SãO DESTAQUE DA 11A EDIçãO DO SALãO DO VEíCULO ELéTRICO

FEIRA E CONGRESSO

21 a 23

setembro de 2017
das 12hs às 20hs

EXPO CENTER NORTE SP

PAVILHÃO AMARELO

INSCREVA-SE

Na 11a edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, as start-ups e PMEs serão responsáveis por novidades em bikes elétricas, veículos para pessoas com necessidades especiais, skates, patinetes, peças e acessórios.  Em 2014, o evento movimentou R$ 30 milhões em negócios. 

 

“A nova tecnologia dos veículos elétricos congrega tanto fabricantes tradicionais como uma vasta gama de PMEs e start ups, que tem contribuído fortemente com o avanço do setor”, explica Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do Salão. “Entre as novidades que elas mostrarão este ano estão novos modelos de Bikes, scooters, skates e drones, entre outros”, destaca.

 

A importância das PMEs para o mercado de veículos elétricos levou os organizadores do Salão a inovar na planta do evento, colocando esses expositores em uma área nobre: a Smart City.  “Criamos uma cenografia única que simula uma cidade. Nela, corredores e estandes estão integrados, conferindo maior atratividade para os visitantes e maior visibilidade para os expositores”, sintetiza Guggisberg.   

 

Para criar essa sensação de estar andando em uma cidade moderna, o projeto da feira prevê que os estandes desta área sejam abertos, com sinalizações integradas à cenografia geral, criando a ilusão. As ruas também são caracterizadas como se fossem de uma cidade, com faixas de rolamento e faixa de pedestres.  Outdoors e backlights completam o cenário urbano.  Além de um visual mais arrojado, a Smart City será montada ao lado da pista de testes do Salão – espaço que todos anos atrai muitos visitantes.

 

“Esta é uma inovação do Salão do Veículo Elétrico, pois tradicionalmente, desde as antigas UDs até as modernas feiras de TI e Telecom, o espaço para as pequenas e médias empresas geralmente fica nas laterais, ao arredor dos grandes expositores - locais que nem sempre oferecem a atratividade que os empreendedores precisam”, analisa Guggisberg.  

 

 Os veículos elétricos devem ser a grande revolução tecnológica no setor automotivo no século XXI.  Eles atendem a vários dos desafios de nossos tempos, como diminuir a poluição sonora e do ar, reduzir custos e obter mais eficiência energética.  A gradual substituição da atual plataforma de veículos movidos a combustíveis fósseis por energia limpas também gerará empregos e impostos, turbinando as economias.  

 

Desde 2005, o mercado de carros elétricos vem crescendo 24,9% ao ano, contra 3,1% do mercado de convencionais. De 2012 para 2013, o mercado de veículos puramente elétricos cresceu 77,6%, sendo os EUA o maior mercado em termos absolutos. Mas a maior participação relativa é da Noruega, com 4% de todos os licenciamentos em 2013. O mercado de veículos de bateria elétrica (BEVs) no país aumentou cerca de 83% de 2012 para 2013, fruto de uma política agressiva de incentivos monetários e não monetários.  No caso dos híbridos, o maior mercado global é o Japão. O país lidera os licenciamentos, tanto em valores absolutos quanto relativos. Somente em 2013, foram mais de novecentos mil veículos híbridos licenciados, ou 17,33% do total.

 

Há mais de uma década, o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos tem promovido o desenvolvimento, a demonstração, a comercialização e a utilização de veículos elétricos na América Latina, assim como a atualização e disseminação do setor. Seu objetivo é apresentar o estado da arte dos veículos elétricos e de seus componentes e debater os caminhos do crescimento do setor.  Por isso, todo ano o salão apresenta as últimas novidades em produtos e serviços que compõem todos os setores da cadeia produtiva de um veículo elétrico, incluindo lançamentos.  

 

A 11a edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias trará novidades em bikes, motos, carros, ônibus, skates, patinetes, empilhadeiras, walking machines e veículos para portadores de necessidades especiais

Vídeos

VE na GLOBONEWS

Sete milhões de veículos elétricos foram vendidos em todo o mundo no primeiro semestre de 2013.

Ver todos