IMPRENSA / NOTíCIAS / CPFL ENERGIA DIVULGA CONCLUSõES INICIAIS DE ESTUDO SOBRE USO DE VEíCULOS ELéTRICOS

FEIRA E CONGRESSO

21 a 23

setembro de 2017
das 12hs às 20hs

EXPO CENTER NORTE SP

PAVILHÃO AMARELO

INSCREVA-SE

Em sua primeira viagem de ida e volta de Campinas para São Paulo, o Renault Zoe será reabastecido na inauguração do eletroposto do Shopping Pátio Paulista


A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, finalizou a primeira fase do Programa de Mobilidade Elétrica, projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que estuda os impactos da utilização de veículos elétricos. De acordo com os dados colhidos pelo estudo, foi possível concluir que a utilização do veículo elétrico é cerca de quatro vezes mais barata do que a de um carro convencional.

Os dados levantados pelo projeto de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) esclarecem que o valor do quilômetro rodado, em um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de aproximadamente R$ 0,19, enquanto o veículo movido à eletricidade percorre a mesma distância com o custo de R$ 0,05.

Para divulgar as conclusões iniciais do trabalho, o Grupo realiza a primeira viagem de ida e volta entre Campinas e São Paulo com o Renault Zoe, que tem autonomia aproximada de 210 km e será reabastecido no eletroposto inaugurado pela Schneider Electric no Shopping Pátio Paulista, na capital paulista. A viagem comprova que a utilização de veículos elétricos poderá ser ampliada com o crescimento da rede de carregamento, permitindo o uso interurbano e conferindo maior segurança aos usuários.

Os seis carros utilizados pelo Programa de Mobilidade Elétrica percorreram quase 17 mil quilômetros e consumiram 3.249 KWh de energia, o que equivale ao consumo aproximado de 16 residências durante um mês. Os veículos deixaram de emitir 2.3 ton/CO2 na atmosfera, o que equivale a retirar das ruas aproximadamente 27 carros populares que rodem 15 quilômetros por dia durante um mês.

Um dos objetivos da Primeira Fase do estudo era determinar qual seria o impacto para a carga de energia elétrica com a utilização em massa de veículos elétricos. As projeções iniciais da CPFL apontam que o uso desta tecnologia consumiria entre 0,6% a 1,7% da carga do SIN (Sistema Interligado Nacional), em 2030, quando a frota de veículos elétricos atingir respectivamente 5,0 milhões e 13,3 milhões de unidades.

“Nossa intenção é estudarmos amplamente o tema de Mobilidade Elétrica no Brasil e desmistifica-lo em todos os seus aspectos, confirmando até o final da pesquisa que o impacto na demanda de energia adicional é controlável. Os investimentos já considerados para expansão do sistema elétrico no Brasil são capazes de suportar a ampliação da demanda por energia trazida com a utilização em massa dos veículos elétricos”, explica Rafael Lazzaretti, gerente de Inovação da CPFL Energia.

Para a realização da pesquisa e desenvolvimento do laboratório real de mobilidade elétrica, participam do projeto em parceria com a CPFL o CPqD e a Unicamp, na frente de estudos, e a Natura e 3M na utilização dos veículos.

A pesquisa, iniciada em 2013, receberá R$ 21,2 milhões em recursos até 2018 para aplicação em estudos, infraestrutura e veículos.

Fonte: Segs

Vídeos

VE na GLOBONEWS

Sete milhões de veículos elétricos foram vendidos em todo o mundo no primeiro semestre de 2013.

Ver todos